Coleta seletiva do lixo em condomínios.

 em Dicas, Informativo Mensal

O sucesso da coleta seletiva em um condomínio depende de todos, mas começa nas unidades. É ali que acontece o momento-chave para o bom andamento do processo: a separação correta entre recicláveis ou não.

E para refrescar a sua memória, segue abaixo uma boa lista dos materiais geralmente encontrados em casa. Sempre lembrando que, os classificados como recicláveis não precisam, necessariamente, estarem limpíssimos e brilhantes, a ideia é só passar uma água para evitar o mal cheiro e remover restos de comida. Assim, economizamos água e o meio ambiente agradece ainda mais!

Saiba pela tabela o que deve ser separado do lixo orgânico:

Papel

Reciclável: Jornais e revistas, formulários de computador, aparas de papel, envelopes, rascunhos, folhas de caderno, caixas em geral, fotocópias, provas, cartazes velhos.

Não Reciclável: Fotografias/adesivos, fitas-crepe, papéis metalizados, papéis plastificados, guardanapos, papel-carbono, papéis higiênicos, papéis parafinados (fax), papéis sujos/engordurados, ponta de cigarro.

Plástico

Reciclável: Isopor, brinquedos, embalagens (alimento, beleza e limpeza), copinho de café, canos e tubos, sacos plásticos em geral.

Não Reciclável: Tomadas, embalagens de biscoito, misturas de papel, plásticos e metais, cabos de panela, acrílico.

Vidro

Reciclável: Embalagens, copos, garrafas, cerâmica.

Não Reciclável: Espelhos, vidro refratário de panela e travessa para micro-ondas, porcelanas, cristais, tubos de TV.

Metal

Reciclável: Lata de alumínio, sucatas de reformas, entre outros.

Não Reciclável: Esponjas de aço, canos, clipes.

Importante: contribua com a reciclagem, descartando o lixo higienizado. Faça uso do reaproveitamento de água para limpar as embalagens plásticas, de vidro ou metal ao separar o lixo reciclável.

 

Reserve um espaço adequado para a alocação dos resíduos.

 

Como condomínios acabam gerando muitos resíduos é importante reservar um espaço arejado, coberto e fechado para receber os materiais recicláveis, evitando o mau cheiro e o aparecimento de insetos e ratos.

É importante realizar uma reunião para definir quantos coletores serão necessários adquirir e os dias que o lixo deve estar todo reunido neste local pré estabelecido, para o recolhimento por parte da empresa responsável.

Contribua para um planeta mais limpo e garanta qualidade de vida para as futuras gerações. A Metropole Adm. de Condomínios apoia essa iniciativa.

Precisando de ajuda para administrar o seu condomínio?

Solicite agora um orçamento.

Postagens Recentes

ASSINE NOSSO BLOG

Receba novos posts e artigos diretamente em seu e-mail.

Segurança contra incêndios no condomínio